Programação


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Antares
08:50 - 09:00 Curso
Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Abertura do Curso de Baixa Visão

Antares
09:00 - 11:00 Curso
Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Curso de Baixa Visão - Simpósio I - Conceitos, Legislação e Direitos da Pessoa com Deficiência Visual (Para todos os participantes)

09:00 - 09:15
Deficiência visual: conceitos e classificação
09:15 - 09:30
Panorama da baixa visão e cegueira
09:30 - 09:45
Legislação brasileira de inclusão relacionada à Educação, ao Trabalho e à Previdência Social
09:45 - 10:00
Cegueira monocular: conceito e consequências funcionais
10:00 - 10:15
Adequação do ambiente escolar para a inclusão do aluno com baixa visão
10:15 - 10:30
Promoção de qualidade de vida do idoso: fatores a considerar
10:30 - 10:45
Importância do trabalho multidisciplinar
10:45 - 11:00
Discussão
Antares
11:30 - 13:00 Curso
Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Curso de Baixa Visão - Simpósio II - Habilitação e Reabilitação da Criança com Baixa Visão (Para oftalmologistas)

11:30 - 11:45
Como valorizar o resíduo visual em crianças com baixa visão
11:45 - 12:00
Características da criança com deficiência visual cerebral
12:00 - 12:15
Cuidados na prescrição dos erros refracionais
12:15 - 12:30
Alterações da motilidade ocular e sua interferência na resposta visual
12:30 - 12:45
Tratamento do nistagmo no sucesso da resposta funcional da visão
12:45 - 13:00
Auxílios ópticos e eletrônicos na criança com Baixa Visão: cuidados na prescrição
Aquarius
11:30 - 13:00 Curso
Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Curso de Baixa Visão - Simpósio II - Instrumentos de Avaliação da Visão Funcional da Criança com Baixa Visão (Equipe multidisciplinar)

11:30 - 11:45
Patologias mais frequentes em crianças com baixa visão e cegueira
11:45 - 12:00
Pasos de la evaluación en niños con Baja Visión
12:00 - 12:15
Testes disponíveis de avaliação funcional da visão
12:15 - 12:30
Intervenção terapêutica ocupacional na criança com baixa visão
12:30 - 12:45
Avaliação da visão funcional em pré-escolares e escolares: importância no processo de inclusão
12:45 - 13:00
Avaliação da linguagem e da fala na criança com BV
Antares
14:00 - 16:00 Curso
Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Curso de Baixa Visão - Simpósio III – Estratégias da Reabilitação Visual (Para oftalmologistas)

14:00 - 14:15
Adequação do consultório para atendimento à pessoa com baixa visão
14:15 - 14:30
Avaliação e interferência das funções visuais básicas na reabilitação da visão
14:30 - 14:45
Como promover a melhora da visão funcional do adulto
14:45 - 15:00
Como escolher o melhor auxílio para perto
15:00 - 15:15
Como escolher o melhor auxílio para longe
15:15 - 15:30
Auxílios eletrônicos: vantagens e desvantagens
15:30 - 15:45
Tecnologia de informação na inclusão do deficiente visual
15:45 - 16:00
Microperimetria e biofeedback: conceitos básicos e análise de resultados
Aquarius
14:00 - 16:00 Curso
Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Curso de Baixa Visão - Simpósio III - Reabilitação Visual: Abordagem Interativa (Equipe multidisciplinar)

14:00 - 14:15
Patologias mais frequentes em adultos com baixa visão e cegueira
14:15 - 14:30
Interpretação de defeitos campimétricos
14:30 - 14:45
O atendimento educacional especializado do aluno com baixa visão
14:45 - 15:00
Inclusão escolar de crianças com baixa visão associada à múltiplas deficiências
15:00 - 15:15
Promoção da autonomia da pessoa com baixa visão: avaliação terapêutica ocupacional
15:15 - 15:30
Capacitação para uso funcional dos auxílios ópticos para perto
15:30 - 15:45
Capacitação para uso funcional dos auxílios ópticos para longe
15:45 - 16:00
Discussão
Antares
16:30 - 18:00 Curso
Baixa Visão Infantil e Reabilitação Visual

Curso de Baixa Visão - Simpósio IV – Casos Clínicos do Dia a Dia do Consultorio (Para todos os participantes)

16:30 - 16:45
Caso clínico 1 (5 minutos de apresentação e 15 minutos de discussão)
16:45 - 17:00
Caso clínico 2 (5 minutos de apresentação e 15 minutos de discussão)
17:00 - 17:15
Caso clínico 3 (5 minutos de apresentação e 15 minutos de discussão)
17:15 - 17:30
Caso clínico 4 (5 minutos de apresentação e 15 minutos de discussão)